a técnica de desenho com linhas da decoração do seu lar

Para quem se identifica com projetos manuais, basta uma boa ideia, os materiais a serem utilizados e deixar a imaginação correr solta. Além de ser terapêutico, apostar em projetos de “faça você mesmo” pode garantir momentos agradáveis, exercitando a criatividade e garantindo belos resultados, com peça únicas e cheias de personalidade.

Aqueles que acreditam ter pouca habilidade para este tipo de projeto já podem ficar tranquilos. Existem opções simples e fáceis, basta se divertir e se dedicar às novas criações. Dentre as alternativas de fácil execução, a string art se destaca, resultando em lindos quadros para mudar o visual de qualquer ambiente.

Consistindo em uma técnica em que pregos demarcam a madeira com a silhueta da figura desejada, as linhas coloridas traçam belos desenhos, garantindo mais estilo e cor para o lar. Confira inspirações para o uso de peças e string art e aprenda a fazer seus próprios projetos:

1. Cores fortes e madeira estilizada

Foto: Reprodução / Miupi

Para garantir um resultado mais belo, cores vibrantes alegram o ambiente. Já quem busca sair do quadro tradicional, vale apostar em uma madeira trabalhada, com cores variadas ou um compensado estilizado.

2. Presente também no lavabo

Fonte: Reprodução / Ubá Arquitetura

Assim como qualquer outro quadro, a peça elaborada com string art pode estar presente em qualquer ambiente da residência, alegrando ou mantendo a temática utilizada na decoração do local.

3. Passo a passo: Frase motivadora

Ideal para quem adora decorar as paredes com frases inspiradoras, este projeto utiliza duas palavras em latim que podem mudar o dia: “Carpe Diem”. Reaproveitando duas placas de madeira, bastam pregos, linhas, tesoura e martelo para esta bela peça.

4. Uma caveira cheia de estilo

Foto: Reprodução / Vida Louca de Casada

Ótima sugestão para quem não tem medo de ousar. Para garantir ainda mais destaque para o desenho executado com linha branca, o ideal é que a madeira seja pintada em um tom escuro.

5. Que tal um quarto temático?

Foto: Reprodução / Rodrigo Oriozola

Como esta técnica permite executar desenhos variados com o auxílio de molde, pregos e linhas, vale utilizar uma composição com quadros de desenhos diferentes, seguindo a temática do ambiente.

6. Delicadeza e alto relevo

Foto: Reprodução / Atelier Simetria

Uma boa dica para deixar o visual da peça ainda mais especial é apostar em elementos em alto relevo na hora da montagem, como flores artificiais. Esta peça deixa o quarto ainda mais encantador.

7. Fundo preto para um resultado minimalista

Foto: Reprodução / Vida Louca de Casada

Quem busca uma peça de presença, mas sem o uso de tons vibrantes, vai adorar esta opção. Contando com a mistura das cores preto e branco, se torna a peça ideal para ambientes coloridos.

8. Uma homenagem para o pet da casa

Foto: Reprodução / Casinha Arrumada

Aqui os amados gatinhos também ganham uma homenagem especial. Com o auxílio de um molde com a silhueta do pequeno animal em pose estratégica, basta escolher sua cor favorita para criar o desenho.

9. Solte a sua imaginação

Foto: Reprodução / Simplichique

Como a técnica consiste em enrolar a linha nos pregos de modo aleatório, é possível criar desenhos diversos ou preenchimentos variados de acordo com os movimentos escolhidos.

10. Passo a passo: Quadro com flores

Além da string art, esta peça ainda ganha o trabalho em alto-relevo proporcionado pelo uso de flores artificiais pregadas junto à madeira. Para garantir a silhueta exata de um pote de vidro, vale utilizar um molde impresso em papel sulfite.

11. Como elemento decorativo para festas

Foto: Reprodução / BCN Arte

Versátil, além de poder ser utilizado para decorar qualquer parede no lar, este elemento pode compor lindas decorações em eventos especiais. Basta apoiá-lo sobre a mesa, juntamente com outras peças temáticas.

12. Como símbolo de fé e devoção

Foto: Reprodução / Ateliê Panlola

Assim como outros objetos de decoração, esta peça deve corresponder aos gostos pessoais e à personalidade dos moradores do lar. Em forma de terço, torna-se elemento destaque no pequeno altar.

13. Quanto mais preenchido, melhor

Foto: Reprodução / Xavier Atelier

Apesar da praticidade e beleza nesta simpática flor utilizando linhas vazadas, ao optar pelo uso de um pouco mais de materiais e dedicação é possível criar verdadeiras obras de artes.

14. Para nunca mais perder as chaves

Foto: Reprodução / Ateliê Panlola

Este simpático cacto com laço cor de rosa tem papel importante na dinâmica da casa: garante lugar reservado para as chaves, evitando que elas se percam ou que, na correria do dia a dia, os moradores esqueçam de levá-las.

15. Passo a passo: Quadro de super-herói

Opção ideal para decorar o quarto do menino, esta arte simula o escudo colorido do Capitão América. Utilizando três tons de linhas, o quadro com fundo preto garante destaque para as cores.

16. A riqueza mora nos detalhes

Foto: Reprodução / String Art Studio

Outro exemplo de como a técnica pode ser utilizada para preencher por completo os espaços entre os pregos, aqui as listras pretas da zebra são feitas com o auxílio de linhas, enquanto as brancas são resultado do fundo do quadro.

17. Que tal um contorno destacado?

Foto: Reprodução / Quadros String Art

Ideia especial para quem gosta de pequenos detalhes na peça, aqui o trevo possui contorno em linha branca, enquanto é preenchido com a cor verde escuro. A madeira utilizada como fundo do quadro garante ainda mais destaque à peça.

18. Que tal um flamingo, com toda sua beleza?

Foto: Reprodução / Steen’s Strings and Things

Animal em alta na decoração, esta peça conta com o uso de cores variadas para representar o verdadeiro animal. Destaque para a asa em tom de rosa mais escuro do que o corpo da ave.

19. Um detalhe faz toda a diferença

Foto: Reprodução / Quadros String Art

O diferencial desta peça se dá pela opção por uma linha que brilha na luz negra. quanto exposta à este tipo de luz, a peça ganha características em neon, se destacando no ambiente em que é utilizada.

20. Passo a passo: Quadro de coração

Traduzindo o amor pelo lar, este quadro possui figura de tamanho avantajado, totalmente preenchido. Apesar do tutorial utilizar a cor azul para fazer a peça, o coração pode ser elaborado com outros tons, como vermelho ou rosa.

21. Geometrismo e cores vibrantes

Foto: Reprodução / Vandré Fernandes</a

Apesar desta técnica ser muito comum para gravuras bem delimitadas, utilizar cores variadas geometrismo também garante um resultado fora do comum. Basta soltar a criatividade.

22. Para uma decoração de conto de fadas

Foto: Reprodução / Atelier Arte Singular

Um dos personagens mais amados dos contos de fadas também ganhou sua versão em string art. Aqui o unicórnio ganha ainda mais charme e beleza graças ao uso de linhas com cores variadas.

23. Uso de contraste e cores vibrantes

Foto: Reprodução / Quadros String Art

Ideal para representar todos os tipos de crenças, aqui as linhas escolhidas garantem os contrastes necessários para que o quadro possua riqueza de detalhes, transmitindo a beleza da fé.

24. Que tal ter seu ídolo na parede?

Foto: Reprodução / BCN Arte

Vale para personalidades ou até personagens de desenhos ou histórias em quadrinhos. Para um visual ainda mais interessante, vale dividir a obra em quadros menores, criando uma galeria com o resultado final.

25. Passo a passo: String art de cacto

Sugestão ideal para os amantes desta planta, é possível utilizar o molde do cacto sozinho, ou ainda acompanhado de um vaso, garantindo mais elementos e cores para a bela peça.

26. Utilizando as linhas como fundo do quadro

Foto: Reprodução / Creative in Chicago

Apesar da maioria dos projetos utilizarem as linhas para preencher o desenho, vale deixar a área livre da gravura ou palavra e preencher o fundo da arte. Utilizar cores variadas é uma boa sugestão.

27. Demonstrando todo o amor pela música

Foto: Reprodução / Quadros String Art

Uma boa sugestão para embelezar as paredes de qualquer ambiente é apostar em figuras que remetam aos hobbies ou o amor pela música. Para isso, vale escolher um instrumento musical específico ou notas musicais.

28. Para embalar sonhos e aventuras

Foto: Reprodução / Atelier Arte Singular

Pode ser o esporte favorito, um elemento que remeta à aventuras ou qualquer outra aspiração dos pequenos: tudo serve para elaborar quadros com desenhos que possam estimular as crianças a realizar seus sonhos.

29. Para os amantes de Star Wars

Foto: Reprodução / Atelier Por Um Fio PNZ

O temido vilão da famosa trilogia ganha sua versão de quadro elaborado com string art. Ideal para decorar o quarto dos grandes fãs da franquia ou ambientes temáticos.

30. Passo a passo: Palavra decorativa

De forma bem simples, este tutorial apresenta a possibilidade de confeccionar um quadro com letras para decorar o lar. Como um diferencial, vale utilizar lã multicolorida, garantindo mais vivacidade à peça.

31. Comemorando datas especiais

Foto: Reprodução / Arte em Quadros

Que tal uma peça cheia de personalidade e estilo para manter uma decoração temática em datas especiai? Aqui, a cena do nascimento de Jesus é reproduzida com a técnica, garantindo um belo resultado para a decoração de Natal.

32. Degradê para diferentes profundidades

Foto: Reprodução / Vandré Fernandes

Novamente um modelo para agradar os fãs de ficção científica, aqui o quadro ganha maior riqueza de detalhe devido ao uso de linhas em tons degradê e moldura em alto relevo.

33. Garantindo a devoção

Foto: Reprodução / Quadros String Art

Rico em detalhes, esta opção garante uma bela arte sacra. O destaque especial fica por conta do contraste entre as cores claras e escuras, além do uso de meias-pequenas pérolas na cabeça dos pregos que fazem o contorno da imagem.

34. Um belo centro de mesa

Foto: Reprodução / Likehearted

A placa de MDF foi substituída pelo uso de um tronco natural. Utilizando a técnica, a palavra escolhida foi elaborada em linha azul na cor chumbo, ideal para decorar sem pesar o visual do ambiente.

35. Passo a passo: Quadro torre Eiffel

Simulando a famosa torre, esta peça rica em detalhes muito se assemelha ao monumento original, graças a sua estrutura metálica. Uma bela opção para uma decoração mais romântica.

36. Para uma decoração personalizada

Foto: Reprodução / Bordando a Dois

É possível fazer uma bela composição de quadros adicionando um pequeno exemplar com a técnica de string art. Em formato quadrado, a peça conta com o nome do pequeno morador, deixando a decoração ainda mais exclusiva.

37. Que tal compor cenas ricas em detalhes?

Foto: Reprodução / Menina Arteira

Uma das vantagens desta técnica é a possibilidade de soltar a imaginação e utilizar elementos diferentes em uma mesma peça. Aqui a torre Eiffel e a bicicleta com balões garantem o efeito multicolorido.

38. Vale criar composições com desenhos variados

Fonte: Reprodução / Fateliê – Fabi Lopes

Vale postar em uma arte que mescle diferentes tipos de técnicas, cores e elementos, adicionando o toque manual no conjunto como um todo. O pompom de lã ganha destaque se utilizado junto com a string art.

39. Cenas divertidas deixam o ambiente mais leve

Foto: Reprodução / Menina Arteira

Pode ser uma peça com cores variadas, é possível criar personagens se movimentando ou “contando” uma história. Quanto mais divertida for a figura escolhida, mais descontraído ficará o ambiente.

40. Passo a passo: Quadro do Mickey

Os apaixonados pelo famoso ratinho irão amar esta sugestão. De forma simples, este tutorial ensina a fazer o quadro utilizando cores variadas, de acordo com a temática do personagem.

41. Como uma homenagem ao melhor amigo

Foto: Reprodução / BCN Arte

Que tal deixar o amor pelo companheiro canino expresso em uma obra de arte? Aqui, não só o retrato do pet foi feito com a técnica, mas também seu nome, eternizando a parceria.

42. Vale brincar com uma paleta de cores

Foto: Reprodução / Scorpi Artwork

Para um resultado mais harmônico, eleger cores que se assemelham é uma boa opção. Aqui, os tons de rosa e lilás são visualizados nas linhas e no complemento das flores artificiais posicionadas na cesta da bicicleta.

43. Para os fãs do super-herói

Foto: Reprodução / BCN Arte

Possuindo apenas duas cores marcantes, o símbolo do homem-morcego garante diversão e admiração graças à referência ao personagem, podendo agradar desde as crianças até os adultos apaixonados pelo mundo geek.

44. Um toque de rock’n roll

Foto: Reprodução / Quadros String Art

Figura símbolo do movimento rock, este quadro possui cores marcantes, ideal para alegrar e conferir mais personalidade a qualquer ambiente. Os amantes do rock irão adorar a referência.

45. Passo a passo: String art de abacaxi

Este simpático e colorido abacaxi é a opção ideal para uma decoração mais alegra e descontraída. Podendo ser utilizado em qualquer local da casa, inclusive na cozinha, pode ser elaborado em tamanhos variados.

46. Com temática neutra, garantindo versatilidade

Foto: Reprodução / Quadros String Art

Apesar do desenho remeter à temática náutica, este tipo de figura em string art se mostra um curinga na decoração, podendo ser utilizado em qualquer ambiente do lar.

47. Para personalizar o quartinho

Foto: Reprodução / Quadros String Art

Além de alegrar o quadro do pequeno graças à escolha de linhas com tons fortes para a confecção das letras que formam o nome da criança, ainda garante um toque mágico ao utilizar nuvens em sua decoração.

48. Alternando cores e direções

Foto: Reprodução / Menina Arteira

Para deixar o visual mais interessante, a dica é variar os sentidos das linhas de cada letra, assim como as cores utilizadas para preencher cada um dos elementos do quadro.

49. Reproduzindo um retrato

Foto: Reprodução / BCN Arte

Pode ser em preto e branco ou colorido, de forma integral ou somente a silhueta das pessoas, esta ténica garante um efeito incrível para quem deseja reproduzir a fotografia de alguém.

50. Como lembrança de uma data especial

Foto: Reprodução / Lumus Art

Além de se tornar um elemento que ajuda na decoração do evento, relembrar uma data especial através de um quadro com string art irá deixar o ambiente com mais significado e amor. Vale adicionar a data ou descrição do evento na obra.

Para quem se identifica com trabalhos manuais, esta técnica de “faça você mesmo” garante belos e estilosos resultados. Podendo variar em tamanho, cor, estilo e desenhos, é uma boa alternativa para decorar qualquer ambiente do lar.

5 (100%) 177 votes
2018-06-05T15:27:37+00:00