Não existe momento mais apropriado para decorar a casa com velas do que no Natal e no Ano Novo: ambas as datas inspiram a luz e o calor próprios de uma chama incandescente.

Além de serem relativamente baratas e vendidas em incontáveis cores, modelos e aromas, a iluminação por velas cria um clima completamente diferente a um ambiente corriqueiro.

Pesquisamos algumas ideias para, com o riscar de um fósforo, transformar a sua casa nessas festas de fim de ano!

Onde Colocar Velas Decorativas

Diversos cantinhos da casa podem se beneficiar com um arranjo de velas. A mesa de jantar pode ser o primeiro lugar a se cogitar decorar com elas.

velas taças invertidas

No entanto é muito importante avaliar se é uma boa decisão. Afinal, acidentes podem acontecer na hora de servir a comida.

Além disso, as velas não podem brigar por espaço com copos, guardanapos e talheres. É preciso haver espaço de sobra. Por isso, candelabros podem ser uma ótima opção.

Você pode criar um candelabro a partir de uma taça de vinho invertida, sustentando uma vela no topo. Coloque flores ou bolas natalinas no interior.

Mas se as travessas e baixelas de comida forem acomodadas num aparador à parte, a mesa de jantar se torna mais receptiva para produções diversificadas com velas.

E lembre-se: velas aromáticas não combinam com refeições, pois o perfume “briga” com o cheirinho da comida e atrapalha o paladar.

Nas mesas de centro, prefira os modelos mais pesados e não muito compridos: são mais adequadas.

Decore suas Escadas e Lareiras com Velas

velas escadaQue tal uma velinha a cada dois degraus, num dos cantinhos da escadaria?

Escolha as miúdas, de preferência protegidas por um vasinho de vidro, com ou sem água.

Veja também:  Bolo Pokémon: tutoriais e 90 ideias com essa animação lendária

Você vai tomar o cuidado de acomodá-las longe de um possível chute – que, se acontecer, terá, por conta do vidro, menor probabilidade de queimar a pessoa ou o assoalho.

Já a lareira pode estar apagada e ainda assim acolher o fogo!

Você pode colocar um lindo arranjo com diversas velas decorativas no próprio interior da lareira ou do lado de fora, bem ao lado da abertura.

Varandas e Jardins

lanternasVarandas e jardins são especialmente beneficiados por velas, já que nem sempre dispõem de iluminação elétrica própria.

Você pode lançar mão de lanternas (estruturas metálicas ou de vidro que acomodam velas acesas) e pendurá-las nas árvores e arbustos sem perigo de incêndio ou de serem apagadas pela brisa.

Também pode improvisar uma lanterna a partir de um pote de vidro com arame fazendo as vezes da alça. Um pouco de água colorida e uma vela flutuante dão o toque original definitivo.

Banheiro

Velas aromáticas devem vir sempre em pequenas quantidades, para que o perfume não domine totalmente o ambiente.

Seu lugar de excelência é o lavabo ou o banheiro. Contra o espelho da pia as chamas se “multiplicam”, e o perfume ajuda a controlar possíveis odores.

Também ficam muito bonitas ao redor de uma banheira.

Ideias Decorativas

enfeitar a piscinaVelas flutuantes são as mais seguras. Sem contar que a combinação fogo + água é sempre fascinante.

São, também, muito versáteis: podem flutuar em taças comuns para bebidas, vasos para flores, aquários, piscinas e banheiras cheias.

Você pode incrementar a produção colocando pedras, conchas, frutas, flores ou até mesmo pétalas dentro d´água, sob a vela.

Escolha um bonito recipiente de vidro e encha com pequenas frutas (cerejas, uvas) ou grãos de café, e crave uma vela bem no meio.

Se você sabe fazer velas, pode cortar pela metade frutas de casca grossa (abacaxi, laranja, limão), retirar a polpa, preencher com barbante e cera e criar uma vela inteiramente nova – e orgânica!

Artesãos mais habilidosos poderão fazer velas a partir de cascas de ovos.

Veja também:  a técnica de desenho com linhas da decoração do seu lar

Vidros e Louças

vela xícaraArtesãos mais habilidosos também poderão fazer velas dentro de xícaras antigas.

Garrafas podem fazer as vezes do candelabro e abrigar, em suas bocas, velas compridas coloridas. Elas incrementarão a garrafa conforme a cera for escorrendo.

Taças podem abrigar pequenas velas em seu interior.

Cuidados com Velas

Se você tiver crianças pequenas ou animais em casa, tenha muito cuidado na hora de decorar com velas. Evite as que estão ao alcance deles. A segurança deve sempre preceder a decoração.

E não se esqueça de apagá-las antes de ir dormir!

O post Velas: Decore sua Casa para as Festas apareceu primeiro em FazFácil.

A Artcom Planejados agradece a sua visita!

Fonte: Site FazFacil