Ter uma casa com objetos incríveis é o sonho dos apaixonados por decoração. Ainda que muitas vezes não seja possível mudar todas as peças, você pode renovar a pintura de móveis antigos com uma tinta para madeira. Então, aprenda tudo que você precisa para deixar sua casa ainda mais bonita.

Índice do conteúdo:

  • Tipos
  • Tutorial
  • Técnicas

Tipos de tinta para madeira

São quatro tipos básicos de tinta para madeira que você pode usar. Elas apresentam funções e acabamentos diferentes. Conheça quais são e acompanhe os detalhes de cada uma.

  • Tinta acrílica: tem melhor fixação à madeira e é impermeável. Ótima escolha para móveis da área externa ou ambientes úmidos. A pintura pode ser feira com pincel, rolo e pistola própria.
  • Tinta látex: ela é à base de água e é a mais comum para projetos de artesanato feitos em casa. É indicada pra móveis internos, pois tem baixa resistência ao sol e à umidade. Sua aplicação pode ser feita com rolos ou pincéis.
  • Tinta esmalte sintético: apresenta as opções fosco, acetinado e brilhante. Sua aplicação é fácil podendo ser com trincha, pistola, rolo e pincel. É impermeável e pode ser usada em áreas internas ou externas.
  • Tinta laca nitrocelulose: sua base é a nitrocelulose, tem secagem rápida e fixação fácil, pode ser brilhante ou fosca. É preciso usar equipamentos de proteção durante a pintura, que é feita com compressores e pistolas adequadas.

Cada tipo de tinta apresenta uma funcionalidade e características distintas. Então, observe em qual área ficará seu móvel de madeira e decida se precisa de uma secagem mais rápida, ou se pode esperar para usar a peça.

Veja também:  Dicas importantes para fazer parede de lousa

Como pintar madeira

iStock

Pintar madeira é uma das melhores formas para restaurar aquele móvel que você até estava pensando em descartar. Para isso, confira agora a lista de materiais e o passo a passo básico para ter uma peça incrível e renovada.

Materiais necessários

  • Primer para a base
  • Lixa para madeira nº 100 e 180
  • Tinta acrílica, látex, esmalte ou laca
  • Massa para reparos em madeira
  • Verniz para madeira
  • Rolo de pintura
  • Pincel com cerdas macias
  • Jornal para proteger o local
  • Máscara, luvas e equipamento de proteção
  • Pano para limpeza

Passo a passo

  1. Use a lixa mais grossa para retirar a camada brilhante da peça e garantir que a tinta possa fixar corretamente;
  2. Aplique a massa para madeira para esconder pequenas fissuras e buracos do móvel, aguarde secar e lixe a superfície;
  3. Com a massa seca, passe o pano levemente úmido por toda a peça para remover a poeira;
  4. Após a limpeza, passe o primer por todo o móvel para proteger a pintura, aplique duas demãos e aguarde o tempo de secagem entre elas;
  5. Lixe a peça mais uma vez, agora com a lixa fina, assim, você removerá o excesso de primer do móvel;
  6. Aplique a tinta com o rolo nas áreas maiores, sempre no mesmo sentido e para as partes menores, use o pincel, espere secar e aplique outra demão;
  7. Finalize com o verniz para garantir brilho e proteção extra para o móvel. Aguarde a secagem e sua peça estará completamente nova.

Viu como é fácil reformar o seu móvel de madeira? Seguindo essas etapas simples você renova um ambiente gastando muito pouco.

Outras formas de pintar madeira

Após entender quais são as tintas disponíveis no mercado é o momento de passar da teoria para a prática. Então, para complementar as dicas, acompanhe mais formas de pintar madeira em casa.

Como pintar móveis de madeira

Acompanhe como pintar uma mesa antiga e uma moldura de espelho com praticidade. O truque está em lixar bem e usar a tinta esmalte. No fim, você pode acompanhar algumas dúvidas respondidas sobre esse tipo de pintura.

Como preparar e pintar peças de madeira

Veja como preparar uma peça bruta de compensado para a pintura e fazer o acabamento. Descubra o truque da massa para deixar a madeira mais lisa e com uma finalização profissional.

Como reformar cadeiras de madeira antigas

Já cansou do estilo da sua mesa de jantar? Então, esse tutorial vai ajudar você a customizar suas cadeiras. Basta escolher cores alegres para ter um móvel completamente renovado e estiloso.

Como pintar um móvel de madeira sem lixar

O lixamento é uma das etapas para deixar seu móvel de madeira com uma textura agradável. Já se você quiser pular essa parte, existe uma forma fácil para fazer isso. Descubra como pintar madeira sem ter que lixar!

Como pintar madeira com pulverizador

Não é apenas com rolo e pincel que você pode pintar a madeira. Acompanhe como reformar sua porta usando um pulverizador para a pintura. Saiba também a diferença de acabamento entre esta técnica e a feita com o spray.

Existem diversas maneiras para você pintar madeira. Então, escolha aquela que será a mais prática para a ocasião que você precisa, separe os materiais e renove sua casa. Que tal conferir também como pintar mdf?

O post Tinta para madeira: tipos e tutoriais para colocar a pintura em prática apareceu primeiro em Tua Casa.

A Artcom Planejados agradece a sua visita!