Uma joia de prata é particularmente sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico. Saiba quais são eles e preserve suas peças de prata.

Produtos que Escurecem Joias de Prata

A água sanitária contém cloro, uma grande inimiga da prata. Já polvilhos anti-sépticos, colas brancas e a água oxigenada cremosa contem enxofre.

joia de prata

Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contacto com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento da prata.

Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, portanto, evite usar suas jóias de prata enquanto manusear esses produtos e alimentos.
Evite, também, guardá-las em caixas ou sacos colados com cola branca.

O maior responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica. Especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases do escapamento contêm grande quantidade de enxofre.

Pessoas que possuem o ácido úrico muito elevado devido a algum problema de saúde também escurecem a peça.

Se você trabalha em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios e salões de beleza deve ter cuidado também com mercúrio, iodo, soda cáustica, líquidos tinturados e outros.

Evite o contato das peças com cremes, pomadas, medicamentos e, principalmente, perfumes .

Preservando sua Joia de Prata

A prata não é tóxica. Toda oxidação é superficial e deve-se à reação do organismo, “stress”, suor ou contato com cosméticos, perfumes, gazes, produtos químicos, etc.

joia de prataAlém de tudo isso, vale lembrar que joias em prata ou folheadas à prata sofrem oxidação naturalmente. Portanto aconselhamos que sejam guardadas em local seco e ao abrigo da luz, para que se prolongue por mais tempo sua cor natural.

Veja também:  Azul Tiffany: 70 inspirações para uma casa glamourosa

Sua limpeza deve ser feita com produtos específicos para prata, de sua preferência.

O ideal é que você dispense suas joias de prata no seu dia a dia doméstico. Use-as em ocasiões mais especiais.

Mas se você é realmente fã desse metal, invista em várias diferentes joias feitas dele. E sempre alterne o uso de cada um. Assim você estará sempre ornada com prata mas, com o rodízio, vai preservar melhor cada peça.

O post Por Que Minha Joia de Prata Oxida? apareceu primeiro em FazFácil.

A Artcom Planejados agradece a sua visita!

Fonte: Site FazFacil