A japonesa Marie Kondo ganhou fama mundial por seu método de arrumação de roupas e da casa. E ele pode incluir, também sua vida digital. Que tal organizá-la com seu exclusivo método KonMarie? Saiba como a seguir.

O princípio básico de organização de Marie Kondo é o de se livrar daquilo que você não usa, sem dó. Japoneses são minimalistas e bastante sistemáticos: eliminam o que não precisam e valorizam aquilo que sobra, organizando tudo sem caos.

Sim, é um exercício de desapego. Mas que traz muita harmonia e paz para sua rotina, otimizando seu tempo e tornando suas atividades mais eficazes.

Comece por seu E-Mail

Papelada: eis a primeira coisa que Marie Kondo recomenda que você olhe e se livre ao máximo. Na vida digital, está representada por e-mails.

marie kondo

Eles são como bilhetes e cartas trocados entre amigos e colegas. Ou como os boletos que chegam pelo correio.

Guarde apenas as conversas que te inspiram, com as melhores pessoas. No trabalho, seja mais cuidadoso: e-mails e mensagens são registros importantes que provam o que foi dito e o que foi feito durante um projeto, por exemplo.

Aqui a recomendação é que você organize tudo em pastas por assunto.

Boletos digitais já pagos devem ser completamente eliminados: se pagos pelo internet banking, os comprovantes estão registrados lá.

Reserve um bom tempo para cancelar assinaturas de newsletters que você não costuma abrir mais. E de comércios e prestadores de serviços que você um dia autorizou mas não tem mais interesse.

Seja enérgico com spam: abra uma mensagem de cada remetente diferente e clique em “não quero mais receber” ou equivalente. Em seguida, apague-os em massa.

Veja também:  Campos de Flores na Holanda

Desative, em cada uma das redes sociais das quais participa, a opção de receber e-mail de aviso quando alguma interação for realizada ali. Você vai se surpreender com a quantidade de mensagens que deixará de receber.

Vida Digital Marie Kondo: Coloque seus Aplicativos em Dia

Seja no celular, seja no computador, vá para sua lista de aplicativos e delete os que você não usa com frequência.

Melhor que isso: se houver algum que lhe cause angústia, livre-se dele. Refaça seus hábitos online. Muitas pessoas sentem ansiedade quando acessam algumas redes sociais, por exemplo.

marie kondoUm dos grandes objetivos de Marie Kondo é eliminar tudo o que não nos traz uma experiência realmente alegre, positiva.

E para ajudar a maneirar no uso desses apps, não os deixe na primeira tela do smartphone ou do monitor. Use o buscador dos aparelhos para encontrá-los.

Sobre as redes sociais, faça uma limpa. Você realmente quer receber postagens de pessoas que na verdade você não admira? Em alguns apps é possível manter sua lista de contatos e apenas deixar de seguir quem você não tem afinidade.

Todavia o ideal segundo o KonMarie é simplesmente excluí-las de seus contatos.

Reveja também as fotos que você publicou e outros detalhes. Na internet, quanto menos informações der sobre si próprio, melhor. E revise os grupos dos quais participa e páginas que segue.

Lembre-se: alegria e harmonia acima de tudo!

O post Método Marie Kondo para Organizar sua Vida Digital apareceu primeiro em FazFácil.

A Artcom Planejados agradece a sua visita!

Fonte: Site FazFacil