Quem foi criança nos anos 70, 80 e 90 sabe: aniversários infantis aconteciam quase sempre em casa ou no salão de festas do condomínio. Com a proliferação das casas de festas nos últimos 15 anos, isso mudou: estes se tornaram o lugar mais comum para celebrar o aniversário dos pequenos. No entanto a necessidade de economizar está devolvendo o “parabéns pra você” para os endereços das crianças. A seguir apresentamos dicas para realizar uma festa infantil gastando pouco – mas garantindo o máximo de diversão. Confira.

Festa Infantil Gastando Pouco: Como Comemorar

O primeiro passo é decidir como o aniversário do seu filho será comemorado. Felizmente as casas de festa são uma dentre as várias possibilidades – e todas as outras são mais em conta.

Aqui já ensinamos como organizar uma pool party e uma festa do pijama, que também podem ser bem mais em conta.

Aniversário em Casa

menina aniversario

Em primeiro lugar é importante considerar o tamanho da área que vai receber a criançada.

Lembre-se de que os pequenos gostam de correr; portanto, se a sua casa é pequena, selecione apenas os melhores amigos do seu filho.

Uma opção para caber mais convidados é retirar um ou outro móvel da sala, ou rearrumá-los junto à parede.

Considere impedir o acesso dos convidados ao quarto dos adultos, por exemplo.

Se você mora num andar alto, atenção à segurança: não permita que as crianças circulem pela varanda e mantenha as janelas fechadas – a menos que contenham rede de segurança.

Aniversário no Salão de Festas

Salões de festas costumam comportar mais gente e podem ser a melhor escolha quando a proposta é convidar todo mundo. No entanto certifique-se do valor do aluguel do espaço antes de seguir em frente com essa ideia.

Aliás, verifique todas as regras impostas pelo condomínio para o uso da área de festas, como limite de horários e permissão para aparelhagem de som.

Veja também:  Redes de Proteção: Cores, modelos, cuidados e mais!

Outro ponto a se considerar é se o espaço oferece cozinha para o preparo dos salgadinhos e conservação das bebidas, e se há banheiros em boas condições.

Se o condomínio possui playground, ainda melhor: a brincadeira das crianças está garantida.

Piquenique de Aniversário

Cada vez mais em alta, os piqueniques são uma escolha alegre e simples de realizar. O importante é que o local seja arborizado, seguro e de fácil acesso.

docinhosParques são ideais; no entanto, verifique junto à prefeitura ou à administração do local a necessidade de agendamento prévio. Nem sempre é só chegar e armar a toalha.

Evite áreas com circulação de carros, barrancos, riachos e lagoas que podem representar algum perigo às crianças.

A presença de brinquedos como balanços, gangorras e escorregas conta muitos pontos a favor do lugar. Mas se não houver, leve bolas, cordas de pular e outros itens que garantam a diversão ativa da criançada.

Você vai precisar providenciar uma estrutura mínima, como coolers ou isopores para manter as bebidas geladinhas, e docinhos bem acomodados em potes plásticos.

Ao invés de salgadinhos, que são melhores se servidos ao sair de um forno, opte por quitutes que não precisam de aquecimento, como sanduíches.

Peça para os pais ficarem no piquenique, de modo que se responsabilizem pela circulação dos próprios filhos. Você estará ocupado demais para ficar de olho em toda criança.

Aniversário na Escola

aniversarioTalvez a opção mais econômica, o parabéns na escola tem uma grande vantagem: seu filho contará com a presença dos amiguinhos com quem ele mais convive.

Verifique com a direção as regras da festinha da escola: o dia da semana ou do mês em que pode ser realizada, se permite distribuição de brindes, decoração e até mesmo o tipo de comidas e bebidas.

Algumas instituições não permitem refrigerantes, por exemplo.

Veja também:  Como amolar tesoura: 12 dicas fáceis e práticas para tentar em casa

Peça para a professora fotografar a comemoração.

A desvantagem é que familiares e outras crianças não poderão participar. A saída poderá ser reunir quem ficou de fora para fazer um programa em grupo, conforme a seguir.

Passeios para Comemorar Aniversário

Parque de diversão, jogar boliche, cinema, teatro… verifique as opções com apelo infantil disponíveis na sua cidade e forme um grupinho de amigos para acompanhar seu filho no dia de seu aniversário.

Como esses programas envolvem a circulação pela área urbana, assegure-se de que haverá um adulto para vigiar cada três crianças. Evite responsabilizar-se por um grupo maior que isso.

carrosselCheque a faixa etária mínima para o programa proposto, para que ninguém seja barrado na entrada.

Se possível, confirme a presença dos pequenos convidados e compre as entradas com antecedência. Isso vai assegurar, inclusive, que todos se sentarão juntos, no caso do cinema ou teatro.

E sim, os custos de todo o programa – inclusive dos adultos acompanhantes – é de sua responsabilidade. Não é elegante que as crianças paguem a própria presença.

Não se esqueça de realizar um lanche para cantar parabéns depois do passeio!

Se precisar economizar ainda mais, volte para casa e realize a refeição por lá mesmo.

Festa infantil Gastando Pouco: Economize com Convites e Decoração

Além da proposta da comemoração, existem vários outros detalhes que podem ser planejados levando em conta o corte de custos.

Um deles é com os tradicionais convites: se você possui talento artístico, crie um no próprio computador e mande por e-mail para os convidados.

Você também pode criar uma página de evento no Facebook, ou um grupo no Whatsapp com todos os pais de convidados para a celebração.

Como nem sempre todos são “conectados”, ligue para aqueles que não responderam ao convite, para se assegurar que pelo menos ele foi recebido.

Veja também:  Chinelos bordados: 35 ideais para arrasar nos dias quentes

A decoração pode ser simples, utilizando toalha de mesa, guardanapos, copos e pratinhos de cores vivas, ou pode ser temática: atualmente é fácil e relativamente barato comprar todos esses itens com estampas de personagens de desenho animado, por exemplo.

Outra boa ideia é utilizar os próprios brinquedos do seu filho para decorar a mesa.

Festa Infantil Gastando Pouco: Lanchinhos em Conta

Ao invés de encomendar bolos e salgados, prepare os quitutes em casa.

frutinhasSanduichinhos de queijo e presunto em brioches, um cachorro-quente com molho caprichado em pão francês, pão de queijo, pastéis, pipoca, pizza caseira cortada à francesa, ovos de codorna, batatinhas fritas…

Você também pode disponibilizar um prato com frutas já cortadinhas para quem prefere um lanche mais natural.

Quanto aos doces, sirva os tradicionais brigadeiros (não podem faltar!) e outra alternativa, como cajuzinhos ou docinhos de coco.

O bolo também pode ser feito em casa. Dispense a forma redonda em favor da retangular.

A cobertura também pode ser de brigadeiro e você pode usar jujubas, granulado colorido, pirulitos espetados e velas decoradas para enfeitar.

Ou então use brinquedos de plástico vendidos em lojas especializadas em festas para colocar sobre o bolo. Eles podem, inclusive, servir de brindes para os pequenos.

Improvise a Recreação da sua Festa Infantil

Converse com seu filho sobre o que o diverte: ele pode dar dicas ótimas de recreação para a festa. Talvez ele não conheça algumas brincadeiras mais antigas como dança das cadeiras ou cabra cega: sugira!

Faça um concurso de dança: divida as crianças entre dançarinos e juízes, e depois troque os papéis.

Se a faixa etária for menor, chame um amigo adulto para fantasiar-se de palhaço ou de outro personagem par afazer uma aparição rápida na festa.

O post Faça uma Festa Infantil Gastando Pouco apareceu primeiro em FazFácil.

A Artcom Planejados agradece a sua visita!

Fonte: Site FazFacil