Cuidar dos filhos é fundamental, por isso conheça as doenças infantis comuns no outono e como proteger as crianças nessa estação. Basta o tempo começar a esfriar e os problemas de saúde aparecem, principalmente quando se trata de crianças. Para saber como se prevenir, é preciso conhecer as doenças infantis comuns nesses dias e como tratar cada uma delas.

Para evitar que a procura por atendimento médico aumente é preciso prevenir as doenças. Por isso saiba quais são elas e como cuidar dos filhos nessa situação.

Doenças de Outono: Resfriados e Gripes

Eles são causados por vírus que atacam normalmente a garganta e nariz. Causam sintomas como espirros, tosse, febre, dor de garganta e coriza.

Quanto mais nova a criança, mais alta costuma ser a febre. Como o vírus pode ser transmitido pelo ar e contato com pessoas e objetos contaminados, é preciso evitar locais com muitas pessoas e pouca circulação do ar.

Não compartilhe objetos pessoais e mantenha a mão das crianças limpas para evitar que levem o vírus a boca.

A gripe tem sua forma de transmissão e sintomas bastante parecidos com o do resfriado. Porém costuma ser mais intensa e trazer maiores transtornos.

Além dos sintomas já apresentados acima, pode causar dores musculares de cabeça e calafrios. Na prevenção, além de evitar o contato com pessoas infectadas, é preciso vacinar as crianças menores de 5 anos ou as que fazem parte do rupo de risco.

Quando a Asma Ataca

Segundo o site da Euroclinix.net, essa é uma doença que impede que o ar chegue ao pulmão. Isso ocorre por conta dos brônquios congestionados e, consequentemente, falta de ar e chiado no peito.

Ela não é transmitida, como nos casos anteriores. A pessoa nasce ou adquire essa condição.

Veja também:  Dia da Criança: Robozinho de Feltro

A prevenção pode ser feita evitando o contato com os agentes alérgenos causadores do problema e com o uso de medicamentos. No caso de um ataque de asma, sempre tenha o medicamento à mão e saiba como proceder.

Rinite Alérgica Outonal

Quando a rinite ocorre, as mucosas do nariz se inflamam normalmente por agentes externos. Resultado: o nariz escorre, ocorrem espirros e coceira nos olhos e nariz.

Ela causa bastante desconforto; contudo, uma preocupação a menos é que não é contagiosa.

Para evitar a doença é preciso afastar os agentes alérgenos que podem desencadear o problema como a poeira e mofo. O uso de antialérgicos e descongestionantes podem ajudar a aliviar os sintomas.

A Temida Pneumonia: O Que Fazer

Essa é uma infecção aguda do pulmão que pode ser causada por vírus, fungos e bactérias – e que pode decorrer de uma gripe mal tratada. Ela causa dor no peito, gebre alta, calafrios, tosse e catarro.

A prevenção é feita evitando os causadores do problema. Todavia somente um médico pode identificar a doença e indicar o tratamento correto. Em geral é requerido repouso e medicação.

No caso de suspeita é preciso procurar um profissional de saúde imediatamente e seguir as recomendações.

Por Fim, a Laringite

A laringite é a inflamação da laringe, uma região da garganta que abriga as cordas vocais. Ela pode ser um sintoma de outras infecções respiratórias, ser resultado de uma infecção por vírus e bactérias ou de agentes externos como alimentos muito gelados.

Costuma causar tosse seca, rouquidão e, em alguns casos, pode levar a perda da voz temporária.

A prevenção é feita evitando alimentos muito gelados e contato com pessoas que possam ter doenças respiratórias. Já o tratamento exige repouso, hidratação e uso de antibióticos.

Veja também:  Sofá branco: 70 ideias elegantes para adotar a peça

Muitas das doenças infantis comuns no outono persistem até o inverno, época em que as enfermidades aumentam ainda mais.

Este artigo do soumae.org, apresenta várias destas doenças para você ficar sabendo e se proteger ainda mais. Portanto, os cuidados precisam continuar durante todo o período em que o tempo está mais frio.

O post Doenças Infantis Comuns no Outono apareceu primeiro em FazFácil.

A Artcom Planejados agradece a sua visita!

Fonte: Site FazFacil