A chamada Casa Nua é um estilo arquitetônico criado em Israel, mas com raízes no Modernismo. Os famosos arquitetos brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha já criavam edificações onde os materiais de construção ficam totalmente aparentes, sem tantos revestimentos. Ou seja, criavam edificações “nuas”. Veja a seguir como essa tendência se manifesta hoje em dia por meio da ideia da Casa Nua.

Casa Nua: A Importância da Escolha dos Materiais

Se as estruturas da sua casa ficarão aparentes, é importante que elas sejam bem escolhidas. Afinal, suas formas serão celebradas da maneira mais sincera: sem artifícios para tentar escondê-las, mesmo dentro da casa.

casa nua

O outro conceito fundamental é que exterior e interior confundam seus limites. Que por dentro o ambiente seja uma continuidade do que se vê por fora. Ou seja, os mesmos materiais empregados no exterior também esteja evidentes no interior.

O concreto utilizado na fachada de uma construção, por exemplo, será encontrado nas paredes internas, por exemplo. Sem cobrir com tinta ou com revestimentos.

Vigas de aço que sustentam a estrutura também devem estar à mostra. Tijolos não devem ser escondidos com massa corrida. Tubulações de eletricidade, água, ar.

Logo, a própria forma e cores dos materiais de construção devem ser levados em conta na hora de projetar a casa.

Características de uma Casa Nua

casa nuaAmplitude é uma das palavras-chave do conceito de Casa Nua. Ou seja, os espaços são bem integrados.

Elimina-se ao máximo a separação entre cômodos: todos ocupam a mesma área, ou são separados por grandes portais ou portas de vidro.

Cozinha, sala de estar, sala de jantar e até mesmo o quarto podem ser vistos num só espaço.

Veja também:  Festa mexicana: 70 fotos e tutoriais que vão te fazer gritar arriba

Neste caso o que assegurar a demarcação de cada lugar é a decoração e a distância entre eles. Apenas o banheiro ganha privacidade, é claro. Ou um closet.

E mais: o exterior deve ser como um prolongamento do interior. Muitas paredes externas são substituídas por grandes vidraças. Quanto mais reveladora a construção, mais aderente ao estilo nu a casa estará.

Esse estilo, como era de se esperar, prioriza a luz natural. É arejado. Se abre diretamente para a paisagem, trazendo-a para dentro.

Casa Nua com Mais Ambientes ou Andares

casa nuaBom, já deu para perceber que você terá que dispor de uma boa área útil para construção. O efeito de “nudez” se revela mais quando o imóvel possui apenas um andar.

Isso porque quanto mais horizontal e amplo o espaço, melhor.

No entanto, se não houver muito terreno, é possível criar outros pisos superiores. Essa também é uma forma de localizar cômodos onde se deseja mais privacidade.

Para um casal com filhos, o segundo andar pode ser dividido em dois quartos, por exemplo. Sem integração, é claro. E o térreo poderá obedecer à regra de um só salão para o resto dos ambientes.

O segundo andar também pode ser parcial e aberto, com vista para o térreo.

Decoração

Por fim a recomendação é que a decoração de um espaço esteja em consonância com a do restante da casa.

Um quarto cor de rosa com babados não vai combinar com uma sala estilo Bauhaus, por exemplo. Fora que isso atrapalharia a integração proposta.

Uma ótima referência de decoração para uma Casa Nua é o estilo industrial.

O post Conheça o Estilo Arquitetônico da Casa Nua apareceu primeiro em FazFácil.

Veja também:  Como Fazer Diferentes Tipos de Slime

A Artcom Planejados agradece a sua visita!

Fonte: Site FazFacil