O que não falta ao nosso redor são itens de ferro. De fechaduras, maçanetas e dobradiças de portas à mão francesa de prateleiras, passando por puxadores de gavetas, bicicletas e vários móveis e ferramentas, esse metal ancestral sempre está presente. No entanto nem sempre estamos atentos ao fato de que ele necessita de cuidados ou acabará oxidando – ou seja, literalmente enferrujando. Siga nossas dicas a seguir e aprenda a remover a ferrugem.

Preparando o Ferro para Limpeza

Tanto faz: se o ferro é aparente ou está pintado, é importante que ele passe por uma preparação antes da limpeza.

No primeiro caso, lixe-o com lixa especial para ferro, para madeira, para massa ou lixa d´água. É importante limpar a poeirinha que fica. Não deixe rastros de sujeira nem gordura ou oleosidades.

Para recuperar ferro que foi pintado por cima, coloque as peças dentro de uma grande panela e encha-a de água até atingir cerca de 2,5cm acima dos objetos. Coloque um pouco de detergente comum.

Leve ao fogo e espere ferver. Deixe descansar por algumas horas. Em seguida, retire-os e coloque-os sobre um papel toalha. A tinta terá se soltado. Retire-a com tinta ou palitos. Quando estiver pronto lave tudo e espere secar naturalmente. Lixe-as.

Produtos Industrializados para Remover a Ferrugem do Ferro

O mercado oferece variados produtos químicos que tiram a ferrugem, em geral à base de ácido fosfórico ou oxálico. Eles precisam ficar sobre a ferrugem por bastante tempo e exigem que sejam retirados com água depois.

Eles são indicados para objetos menores; não fazem o mesmo efeito em áreas grandes. Também é importante usar luvas na hora do uso, já que podem causar danos à pele. Sempre siga fielmente as instruções dos produtos.

Veja também:  Isolamento Acústico Econômico para Apartamentos

Removedores industrializados podem vir na forma líquida ou em gel. Este tem a vantagem de ficar no lugar, não escorrer.

Existem, ainda, os convertedores de ferrugem. Eles não a removem mas evitam que se espalhe. Seu formato é em spray.

Remova Ferrugem com Vinagre Branco ou com Limão

Encha um recipiente com vinagre de álcool e mergulhe a peça enferrujada. Deixe agir durante a noite, retire a peça no dia seguinte e esfregue a ferrugem para que saia.

Se o objeto for grande, limpe a superfície enferrujada com um pano macio embebido no vinagre branco. Dá mais trabalho mas funciona.

Caso a ferrugem for muito insistente, use uma folha de papel de alumínio para fazer as vezes do pano. E se não der certo, substitua-a por palha de aço. As duas opções sempre com vinagre branco.

Outra saída é esfregar um limão no item de metal manchado. Suco de limão também serve. Esfregue com um paninho de microfibra.

Usando Sal e Lima – ou Batatas

Sal e lima também pode funcionar. Espalhe sal na área enferrujada cobrindo-a completamente, espremendo muitas gotas de lima em seguida. Aguarde de duas a três horas.

Utilize a casca da lima para tirar a mistura. Ela é forte o suficiente para remover a ferrugem sem maiores danos ao metal. Você também pode adotar o limão ao invés da lima.

Se o objeto é pequeno, batatas e detergente, acredite, também retira ferrugem. Divida uma batata em duas metadas e cubra a superfície cortada com detergente. Isso fará uma reação química com a ferrugem, tornando-a mais fácil de remover.

Coloque a batata sobre o metal e deixe-a por algumas horas. Reaproveite a batata cortando fora a parte usada e ponha mais detergente.

Veja também:  Os 5 maiores pecados ao se pintar a casa

Você poderá substituir o detergente por bicarbonato de sódio e água.

O post Como Remover a Ferrugem de Objetos Feitos de Ferro apareceu primeiro em FazFácil.

A Artcom Planejados agradece a sua visita!

Fonte: Site FazFacil