Pular um Carnaval sustentável é explodir de alegria sem prejudicar o meio ambiente. No calor dos festejos do Rei Momo nos esquecemos que muitos dos hábitos tradicionais da folia podem causar transtornos à nossa própria cidade e à natureza. Quer ousar e entrar no bloco dos ecologicamente corretos? Vem com a gente que é muito criativo!

Carnaval Sustentável: Reduza o Lixo

O Carnaval é a comemoração que, de longe, mais polui o meio ambiente: cerca de 1,5 mil toneladas só na cidade de Salvador. Os aterros sanitários de diversas cidades ficam lotados, dificultando o processamento do material descartado pelos foliões.

carnaval sustentável

As prefeituras precisam aumentar bastante os gastos com a coleta extra de lixo. Dinheiro que poderia ser investido, por exemplo, em Saúde ou Educação locais.

Sem contar com o desastre ambiental que são plásticos e vidros jogados em bosques ou no mar. É uma verdadeira tragédia para a biodiversidade.

Existem algumas dicas simples para diminuir seu impacto durante as celebrações. Uma delas é dar preferência a latinhas de alumínio ao invés de garrafas de vidro.

Se foi inevitável o consumo em recipiente de vidro, devolva ao bar onde o comprou ou jogue apenas em lixeiras especiais para o material.

Caso você seja adepto dos drinks, leve seu próprio copo reutilizável. É muito melhor do que gastar um copo de plástico cada vez que for beber. E o canudinho precisa ser de metal ou papel: providencie-os! Não aceite os de plástico.

E na hora de jogar confete e serpentinas para o alto, lembre-se de que todo esse papel pode acabar entupindo os bueiros das ruas e causando enchentes. Poucos segundos no ar resultam em lixo duradouro.

Veja também:  Casas por dentro: 30 projetos que provam que as aparências enganam

Uma saída criativa é catar folhas de árvores do chão das ruas e usar furador de papel para criar confetes. Aí sim.

Fantasia e Maquiagem Ecologicamente Corretos

Que tal organizar um troca-troca de fantasias com os amigos? Ao invés de comprar uma nova, reutilize uma de segunda mão que você nunca usou.

carnaval sustentávelQuanto mais pessoas envolvidas, melhor. Mais modelitos e adereços serão intercambiados e você poderá compor uma fantasia bem original, completamente diferente das pessoas que você pegou emprestado.

Ou então vocês poderão realmente reproduzir exatamente a fantasia um do outro e sentir o humor e a alegria já experimentados antes.

Se uma peça do troca troca for de paetês, tudo bem. Mas não compre nada novo nesse material. Ele é feito de plástico, costuma se desprender com facilidade e aí é aquilo: o meio ambiente sofre.

Utilize maquiagem sustentável e aposte no glitter biodegradável. Afinal, não é preciso depender de microplásticos para brilhar.

Caso você não resista e use purpurina comum, limpe-a com lenço umedecido e jogue no lixo. Não lave na pia ou no chuveiro. Essas partículas entram pelo ralo e acabam nos rios e oceanos, comprometendo seus ecossistemas.

O post Carnaval Sustentável: Confira Algumas Ideias Criativas apareceu primeiro em FazFácil.

A Artcom Planejados agradece a sua visita!

Fonte: Site FazFacil