Uma das opções de noite das garotas mais divertida é a festa do pijama. Ainda assim, ela é democrática e pode ser feita por meninas e meninos. Então, confira brincadeiras para festa do pijama que garantem a diversão até a hora de dormir. Com essas dicas sua comemoração vai sair do papel de uma vez por todas!

Índice do conteúdo:

  • Brincadeiras para crianças
  • Brincadeiras para adolescentes
  • Brincadeiras em vídeo

Brincadeiras para festa do pijama de crianças

Está sem ideias para as atividades de uma noite inteira? Então, confira sugestões de brincadeiras para crianças que são perfeitas para sua festa do pijama:

1. Caça aos tesouro

Pijamas Party

Para animar a festa, uma ótima brincadeira é a caça ao tesouro. Você vai usar: cartões com as pistas escritas e um brinde. Então, apenas precisa esconder pistas por, no mínimo, dois lugares diferentes da casa. Separe os grupos e entregue a pista número um. No final, você pode deixar como prêmio balas, bombons e pirulitos.

2. Masterchef

Os itens necessários são os ingredientes de uma receita fácil para preparar. Quanto maiores as crianças forem, mais complexa pode ser o prato. Algumas ideias são: sanduíches, bolo de caneca, cobertura de cupcakes ou de pizzas.

3. Salão de beleza

Pijamadas Madrys

As meninas podem fazer maquiagens e penteados umas nas outras, além de pintar as unhas. O ideal é que seja no começo da festa para dar tempo de o esmalte secar e aproveitar as fotos. Outra ideia é preparar máscaras caseiras e aplicar no rosto.

4. Mímica

Essa brincadeira nunca sai de moda e as crianças vão amar. Você vai precisar de: cartões para a mímica, quadro ou papel para anotar a pontuação e cronômetro para marcar o tempo. Separe as convidadas em dois grupos e faça uma competição.

5. Contar histórias antes de dormir

Pijamadas Madrys

Quando todas já estiverem mais cansadas, você pode contar uma história infantil. Para incrementar, uma opção é fazer um teatro de bonecos. Outra ideia é escolher uma criança que leia bem e deixar essa tarefa com ela. Para esse momento, é preciso apenas de um livro e fantoches, caso queira.

6. Missão impossível

Use o corredor para colar cordas ou tiras de tecido com uma fita adesiva. A missão é passar sem esbarrar no obstáculo e chegar até o outro lado do cômodo. As crianças vão sentir como se fossem verdadeiros espiões.

7. Estilistas

iStock

Para essa brincadeira, as crianças devem customizar uma peça como: camisetas, pantufas, almofadas, máscaras para dormir ou bolsas. Para isso, é preciso tecido, cola apropriada, tintas, enfeites, etc. Procure montar os itens sem precisar de agulhas e use tesoura sem ponta, por segurança.

8. Dança das cadeiras

Outro clássico das festas infantis que não pode faltar. Organize as cadeiras em círculo ou em linha reta com um lugar a menos do que o número de participantes. Toque uma música e pare sem avisar, as crianças devem sentar e uma ficará de fora, ela sai da brincadeira. Retire mais uma cadeira e continue até sobrar apenas um assento. Quem sentar primeiro, ganha.

9. Adivinhe o sabor

iStock

Para esse jogo é preciso alguns alimentos e uma venda para os olhos. Uma criança fica com os olhos cobertos e precisa descobrir o que está comendo. Quem descobrir a comida ganha um ponto. No fim o grupo que acertar mais é o vencedor. Uma boa dica é usar comidas saudáveis como frutas, legumes e verduras.

10. Fuja da foto

Coloque uma câmera com o timer de fotos ligado e as crianças devem passar umas para as outras. Quem ficar com o celular quando a foto for tirada sai da brincadeira. É o mesmo princípio da batata quente, mas de uma forma tecnológica.

11. Supermodelo

Millie Bobby Brown

Separe acessórios divertidos como palitinhos com frases, óculos, chapéu, cachecol e peças para as meninas se arrumarem com esses itens. Uma pessoa fica como fotógrafa e as outras serão as modelos, mas podem mudar a ordem no decorrer da brincadeira.

12. Assopre a bolinha

O material é: uma bolinha leve e alguns copos com água. Coloque uma bolinha de ping-pong em um copo com água e deixe outros copos enfileirados em linha reta. As crianças devem soprar a bolinha para os copos da frente até chegar ao último. Se cair é a vez de outra. Quem chegar ao fim primeiro, vence.

13. Jogo da memória

Niña Bonita

Separe papéis e incentive que cada convidada faça dois desenhos iguais, cuidando para não repetir o da amiga. No fim, coloque as peças misturadas no chão. Cada uma escolhe um par e vai retirando o que acertar, ganha quem terminar com mais pares corretos.

14. Tênis de bexiga

Com pratos descartáveis e palitos de sorvete presos com fita adesiva, monte raquetes para tênis. Deixe um modelo pronto para que cada menina faça as suas. Então, basta jogar com as bexigas.

15. Stop

iStock

Você vai precisar de folhas de papel e lápis ou caneta. Defina as categorias como: nome de pessoa, animal, país, filme, cantor, comida… e anote na folha. Conte de um a três e peça para que as crianças coloquem um número com as mãos para contar os dedos.

Cada dedo é uma letra do alfabeto, por exemplo, cinco dedos fica a letra “E”. Se sair o “U”, todas devem escolher locais e nomes com essa letra, de acordo com as categorias. A pessoa que preencher todas as categorias primeiro diz “stop”, pausando o jogo. Depois, faz-se a contabilização de pontos da rodada. Ganha quem fizer mais pontos ao final de algumas rodadas.

Esses jogos são os mais pedidos pelas crianças nas festas. Por isso, seguir essas ideias será um sucesso. Agora, veja outras brincadeiras voltadas mais para adolescentes e jovens.

Brincadeiras para festa do pijama de jovens e adolescentes

Para completar a lista, acompanhe mais cinco ideias de jogos, agora voltados para as meninas de 14 anos em diante.

16. Jogos de tabuleiro

Miriam

Alguns jogos clássicos de tabuleiro e cartas podem ser a melhor pedida para a festa de pijama de um público mais velho. Algumas ideias para esse momento são: War, Uno, Banco Imobiliário e Imagem & Ação.

17. Boliche

Use uma bola mais leve e garrafas pet. Você também pode usar os pinos próprios para a brincadeira. Ganha quem derrubas mais pinos. Um espaço médio consegue acomodar essa atividade, mas não deixe que as jovens fiquem muito perto das garrafas ou ficará fácil.

18. Jogo Twister

Pijamadas Madrys

Você deve preparar uma roleta ou usar a que vem com o jogo. Cada rodada indica em qual cor o participante deve colocar uma parte do corpo, por exemplo: pé direito no círculo amarelo. Ganha quem não cair apesar de todo malabarismo.

19. Piñata

Use materiais descartáveis como embalagens de produtos de limpeza e um cano para formar os tacos da brincadeira. Então, basta produzir a piñata, que pode ter um formato personalizado ou ser uma caixa simples, colocar um brinde dentro e pendurá-la. Determine um número de tacadas e ordene os participantes. Ganha quem estourar a piñata e derrubar o prêmio. É preciso um espaço grande para o jogo.

20. Cinema em casa

Pijamadas Madrys

Quem não gosta de um bom filme para terminar a noite? Com certeza, essa atividade fará sucesso com as adolescentes e com as crianças também!

Entre as opções de filmes infantis estão os desenhos animados e contos de fadas. Sempre histórias leves e com uma pitada de comédia. Alguns ótimos para esse momento são:

  • Frozen – Uma Aventura Congelante: (Livre). A história da rainha Elza e sua irmã Ana já ganhou o coração das crianças. Se for uma noite fria, será ainda mais divertido comer pipoca e tomar chocolate quente vendo esse filme.
  • De Repente 30: (Livre). Jenna Rink tem 13 anos, mas não está satisfeita com sua idade. Então, faz um pedido de aniversário e acorda como uma mulher de 30 anos. Daí vem muita confusão e risadas pela frente.
  • O Diário da Princesa: (Livre). Sendo uma adolescente tímida e com poucos amigos, Mia Thermopolis vê sua vida transformada quando descobre que é uma princesa de verdade. Então, ela tem que adaptar sua vida antiga e as novas obrigações como futura regente.

Já quando são as opções de filmes jovens, uma trama mais complexa e com muitos segredos é interessante. Até mesmo uma história assustadora pode gerar muita diversão nessa noite de festa. Veja algumas ideias para a sessão pipoca dos adolescentes: